UM SONHO INTERESSANTE

Esta noite eu tive um sonho interessante, acredito que tenha sido as notícias que vieram de Omã, lá no Golfo Pérsico, onde meu amigo Capistrano Arenari andou trabalhando ao lado do Paulo Henrique e que o Brasil, de Ricardo Teixeira e Dunga, também andou por lá. Só que, ao contrário de Capistrano e Paulo Henrique, a CBF encheu a “burra” com os petrodólares do Sultão maior, que pagou uma fortuna para ver Kaká, Luiz Fabiano, Robinho, Júlio César e todos os astros da seleção brasileira em seu quintal de luxo.

Esta noite eu tive um sonho interessante. Sonhei que recebia, no campinho do ginásio, onde joguei a maioria das peladas de minha vida de futebolistas, estes mesmos jogadores, isto mesmo, Júlio César, Kaká, Robinho, Luiz Fabiano e, somados aos meus ídolos do passado, como Braizinho, Genuíno, Alvinho e claro, o Galinho Zico, estavam na festa do meu aniversário de sessenta anos. Só que, aí é que está o interessante da história, não houve jogo, o dono do time cobrou antecipado e, claro, eu não tinha grana para pagar aos grandes artistas e a bola rolou somente entre os já manjados jogadores de minha velha e conhecida vida futebolística.

Conto isto de uma forma triste e com lágrimas nos olhos vejo esta esculhambação, que fizeram com nossa seleção brasileira. O torcedor, além de ter que aturar convocações tipo Elano, Júlio Baptista, Hulk, Afonso Alves, Josué e outros menos ou mais votados nas categorias “cabeça de bagre’ e “brucutu” tem que ver o seu time, outrora protegido pelas conquistas maravilhosas e por uma história fantástica, tem que correr o mundo atrás de euros, dólares ou reais que possam cobrir os gastos fabulosos da entidade máxima do nosso futebol.

O povo brasileiro é fiel a sua seleção, eu nem tanto, vejo e gostaria até que ganhasse os jogos e os títulos em disputa, mas não tenho o menor tesão em assistir a estes caça dólares com valores exorbitantes, que só mesmo um Sultão do Petróleo poderia pagar para ver, juntos, os maiores jogadores do mundo.

Será que ainda tem gente que se importa com a Seleção fora dos trinta dias de Copa do Mundo? Pobre Seleção Brasileira, que aceita participar de eventos privados! É isso mesmo! Se você tem muito dinheiro, pode contar com a Seleção Brasileira na pelada do seu aniversário ou na festa de fim de ano da sua empresa contrate este time, eu, nem em sonho, tive grana para pagar a conta da partida programada.

PALAVRA DE CRAQUE - O ex-craque, hoje colunista da Folha de São Paulo, Tostão, sabe muito bem o que é um estilo clássico e separar o joio do trigo. Em sua coluna desta quarta-feira, no jornalão paulista, Tostão coloca em xeque a seleção brasileira, aquela que citei aqui ontem, considerada reserva pelo treinador Dunga. Não sei, mas minha simpatia por Tostão comentarista é grande, será porque a gente pensa igual? Claro, muitos pensam assim, mas falta coragem na hora de colocar no papel ou no computador.
"Existe consenso de que a seleção inglesa possui uns nove excelentes titulares, mas que os reservas são fracos. Isso ficou evidente contra o Brasil. Mesmo se jogassem os titulares, o Brasil teria um pouco mais de chance de vencer", palavra de Tostão em sua coluna de hoje.

O meu pitaco, logo após o jogo contra Omã foi este: O time que terminou o jogo desta tarde, em Omã, (noite lá) se jogasse o campeonato brasileiro, com outra camisa, estaria brigando para não cair ou para ir a Copa Sul Americana. Um amontoado de gente sem expressão e jogadores sem a menor chance, em outras épocas, de vestir uma camisa que já foi envergada por Didi, Gérson, Rivelino, Carlos Alberto ou qualquer um destes monstros sagrados do futebol brasileiro, inclusive o bom Tostão.

Tostão ainda faz comparações, esta aqui sobre Espanha x Brasil: "A Espanha, com vários baixinhos, joga no estilo brasileiro de outros tempos, de muita troca de passes, enquanto o Brasil, com muitos jogadores altos e fortes, joga no antigo estilo europeu, de muita marcação, jogadas aéreas e de velocidade nos contra-ataques. Desde as categorias de base, o Brasil é o país que proporciona melhores condições físicas aos atletas de grandes equipes. Já nas questões sociais, continua mal. Os jogadores da seleção são, hoje, mais altos e mais fortes até mesmo que os das seleções européias."

Comentários

"...O tempo passou na janela só Carolina não viu..." / Caro Dutra há muito tempo estamos vivemos uma nova era no esporte profissional. Meu amigo, saia desse puro amadorismo, o que vale hoje é grana, aqui e em todo o mundo, em todas as modalidades. Acorde do seu sonho! /
Gosto muito do Tostão, como cronista e lógico muito mais quando futebolista, mas, daí achar que os reservas da Seleção Brasileira ficariam no G4 do mal, acho uma dose forte de aguentar, com todo o respeito e admiração que tenho pelo meu ídolo. Nunca tivemos um campeonato brasileiro tão fraco tecnicamente como o atual, veja você que, os melhores jogadores no momento no Brasil são estrangeiros - Pet e Conca, tirando esses dois o que temos mais? Os melhores ou os razoáveis já se foram no primeiro semestre o que ficou foi a "raspa da mandioca". / Abrs.

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria