Eu, Antonino, Minas e Lisboa

 

Praça do Comércio - Lisboa - Portugal 
Há dois meses atrás meu amigo Antoninho me falou:
- Dutra, quero ir a Portugal em outubro, vamos?


Disse que não dava, mas queria combinar algo com ele. Expliquei o que pretendia.

Alguns dias depois Antoninho chega na fila do pão e me diz que irá em 6 de outubro, desce em Lisboa e no dia 12 estará em Fátima para celebrar os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora, a nossa Padroeira Aparecida, nas águas do Paraíba.

- Dutra, o que você queria combinar comigo? Pergunta Antoninho.

Já tinha me esquecido, mas rapidamente voltei a fita e me lembrei.
- Seguinte, amigo, eu quero sair para Belo Horizonte no mesmo momento, ou quase isto, que seu voo decolar do Galeão, quando sair me avise e quando chegar passe mensagem. Combinei com ele.
- Saio dia 6/10, em voo das 8:45h, da TAP. Informou Antoninho.


No ar, com a TAP rumo a Lisboa
Ferrou, pensei eu, acreditei que fosse no voo noturno, 18;45h, mas tudo bem, dever ter um ônibus por perto saindo pela manhã.

Bingo! Achei Macaé x BH saindo do 9:15h e daria certo o que imaginei.



E ontem, 6/12, Antoninho saiu de Campos as duas da madrugada e eu as seis da matina. Ele rumo ao Galeão e depois Lisboa, eu rumo a Macaé e de lá até BH.

- Dutra. Comandante da aeronave avisa "atenção tripulantes, decolagem autorizada".
Quinze minutos depois eu também decolo, no voo rasteiro, pela Útil e pelas estradas brasileiras.


Previsão de chegada do Antoninho a Lisboa era para para às 19h, hora de Brasília, 16h horário de Portugal, e o meu horário de chegada a capital mineira era para 21:30h, duas horas a mais porque temos, em terra, paradas para lanche e almoço.



Em terra,  pela Util, rumo a BH
Antonino foi direto,  não viu nada, eu fui olhando pela janela e observando as praias de Rio das Ostras, de Saquarema. São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, onde fizemos um pit stop e seguimos, via BR 101para pegar o roteiro original.

Duas horas depois subimos a Serra de Petrópolis, o sol aberto nos ofereceu um lindo cenário e revi um lugar que sempre esteve  nos meus roteiros de passeios, Revisitei a BR-040, mais jovem e mais bonita e curti demais este novo trajeto.


Gaal Juiz de Fora - Parada

Entramos em Minas e pensei: Antoninho já deve estar atravessando o deserto e se aproximando das Ilhas Canárias e eu chegando a Juiz de Fora.


O prazo de sua chegada estava se aproximando e, quando passava por Barbacena, por volta das sete da noite, recebo a mensagem no zap. - Dutra, aeronave em solo português.  Chegamos a Lisboa.


Enquanto isto eu continuava no voo rasteiro, e ao chegar a 
Aeroporto Humberto Delgado - Lisboa
Conselheiro Lafaiete outra mensagem no zap.

- Dutra, fazendo check-inn no hotel. Abrs.


E eu, já há quinze horas rodando, fiz um balanço da viagem do amigo e pensei comigo mesmo, tentando levar, como diz Marina, pelo lado Poliana.



Terminal Rodoviário de Belo Horizonte 
Antoninho não curtiu a viagem, dormiu e  conversou  por onze horas e eu, no ônibus, vi praias belas, montanhas maravilhosas e até imaginei uma delas coberta de neve, eram nuvens, vi gente bonita e idosos procurando um bom final de semana.


E, as 22:15h, meu ônibus "pousou" no terminal da Afonso Pena.
Passo seis dias por Minas e Antoninho sete dias em Portugal.
Gostei da aventura, mas não repito...

Eita!! BRASILSÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria

Obrigado Meninas & Meninos de Miracema