Saudades de um miracemense/campista

Conversa bem interessante esta manhã, com um conterrâneo meu, Alfredinho, que andou ensaiando uns toques de bola quando jovem, nas peladas do ginásio e nos treinos do Vasquinho, mas não era lá estas coisas e, como saiu cedo da "terrinha" ele mesmo diz "ninguém reparou em mim no tempo que joguei futebol" e, como ele mesmo ensaiou as palavras, não seria eu a dizer que ele era ruim demais para ser notado. 

Mas Alfredinho se mostrou bem por dentro do nosso tempo de futebol, lembrou da zaga do DER, que batia até na alma, e foi por aí que começou um bom papo de bola no Centro de Compras da Pelinca, bem próximo ao bar do amigo Tovinho Bereta, um dos melhores da região. Fredo, como hoje é conhecido na Pelinca, dizia que eu e Neymar temos muito em comum, no que eu assustei com a comparação ele emendou: 

- Nem pense que a comparação é no futebol jogado, longe, muito longe disto, disse ele já dando uma sonora gargalhada, vocês dois tem o mesmo estilo cai... cai... e ambos fogem das botinadas, aliás, ele completa, você era meste nisto e com muita razão, enfrentar aqueles botinudos lá de Miracema não era fácil, arrematou Fredo. 

E era assim mesmo, diziam na época que eu pipocava e o Neymar? Diz aí você que é fã do craque do PSG, ele pipoca ou é mesmo cai... cai...? Eu fico com a minha opinião, que é a mesma do tempo em que eu jogava, a turma bate demais e o craque tem que fugir para não se deixar quebrar. 

E aí o papo rolou com intensidade, Alfredinho, ou Fredo, fazia comparações do nosso futebol com o de hoje, fiquei surpreso com tantas boas lembranças de um cara que já saiu da terrinha há mais de quarenta anos e que pouco voltou por lá, nosso encontro se deu apenas porque um amigo comum, jornalista, me viu no local e o levou para ver se o cara me conhecia. 

- Dutra, trouxe aqui um conterrâneo seu e ele me irá provar, ou não, se você realmente jogou futebol, disse Tinoco. E, logo na apresentação houve este diálogo, mostrado no primeiro parágrafo, que deixou o intermediador do encontro fora de órbita, afinal o moço de Miracema, além de mostrar que sabe muito do assunto futebol de Miracema, como conhece a turma toda da terrinha. 

E lá foi Alfredinho fazendo suas comparações: - Vi Geraldinho jogar e prefiro ele ou Casimiro, e o Thiara, ainda mais veloz que o Wilian e teria lugar na seleção brasileira, mas craque mesmo era o Júlio, na seleção do Tite não tem ninguém melhor do que ele, o filho do seu Zé Barros. 

Se ficar aqui contando nossa prosa vou ficar três ou quatro colunas narrando nosso papo, e por isto fico por aqui e prometo que se encontrar novamente com ele, o Fredo da terrinha, vou continuar a conversa e lembrar de mais detalhes desta da semana que passou. Combinado?
,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria

Obrigado Meninas & Meninos de Miracema