Lembrando seu Altino, seus filhos e seu time da Usina

Ontem eu vi um jogo do Vasco e minha lembrança, imediatamente, passou para o Estádio Municipal de Miracema, anos 60, e olhei para o passado com muita saudade. não pensem que me lembrei do meu Vasquinho, a camisa é igual mas o que me veio a cabeça foi o fantástico time da Usina, comandado pelo Altino Silva, um apaixonado pelo futebol, que nos proporcionou momentos maravilhosos nos gramados da cidade com aquele time por ele dirigido. 

Seu Altino, um cara do bem, um homem do trabalho, era funcionário da Usina Santa Rosa e amigo de todos por lá, inclusive dos gerentes, diretores e proprietários, e por isto teve o respaldo para montar um time de futebol de qualidade e que entrou, na minha opinião, para a história do esporte em Miracema. 

E os filhos do Altino Silva, o que dizer? Minha gente, que genética maravilhosa para o futebol, desde o mais velho, Evandro, um dos melhores laterais que vi jogar por nossa região e se jogasse hoje Leonardo Moura teria que lhe entregar a camisa 2, morreu cedo mas deixou muitas lembranças entre aqueles que com ele participaram do time da Usina e do TG 217.

Joguei com outros dois, Evaldo e Liminha, o primeiro uma mistura de técnica, raça e disposição, e o segundo técnico e clássico e as vezes as pessoas o achavam lento, mas quando nos oferecia um passe longo com certeza a bola, se não fosse as redes, iria levar perigo ao gol do adversário. 

Não tive o prazer de jogar com o Fernando, lateral e zagueiro bem ao estilo do irmão Evandro, e, pouco mais alto que o mano, pode fazer história também na zaga do Bandeirante ou Brasil, o primeiro nome do time fundado por Luiz Fernando Linhares. Fernando foi chamado, com inteira justiça, de "deus da raça", apelido herdado de Rondineli, zagueiro do Flamengo, que era a encarnação da entrega e da coragem. 

E seu Altino não ficou nestes quatro craques,  outros dois foram mais longe, chegaram  atuar profissionalmente e levaram o nome dos Silva mais longe e com muita qualidade nos gramados do país. Renato e Ronaldo, o primeiro ainda está entre nós, creio que mora em Goiás, onde encerrou sua carreira vitoriosa, foi um meio campo clássico, dono de um potente chute e de uma inteligente acima da média,  o segundo mora lá em cima, ao lado dos irmãos que partiram e  do pai Altino, e brilhou intensamente atuando com a camisa rubro-negra do Porto Alegre, que depois se chamou Itaperuna EC, onde é lembrado com alegria pelos seus companheiros de bola e de vida. 

Que família maravilhosa, que amigos fiz por lá desde o pai, Altino, passando pelos filhos, que estiveram em campo comigo ou não, e que bela página escrita na história do nosso futebol, e para aqueles que não conheceram os mais velhos e viram Renato e Ronaldo em campo, podem imaginar os outros, Evandro, Evaldo, Liminha e Fernando, no mesmo estilo e a mesma força física aliada a técnica e  vontade de vencer. 

Onde quer que o senhor esteja, Seu Altino, pode ter certeza de que pelo menos uma centena de amigos pensam como eu, vocês estão inseridos na história do nosso futebol. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria

Obrigado Meninas & Meninos de Miracema