E o esporte como vai?

As Olimpíadas do Rio estão chegando ao final e será que ficará algum legado esportivo para os jovens brasileiros? Fica a dúvida no ar. Quando eu era um menino,  quse adolescente, vi os JENF's (Jogos Abertos do Norte Fluminense) esquentar o esporte em toda região e mostrar que a juventude era sadia e cheia de força esportiva para mostrar. 

Vi alguns atletas, totalmente amadores, brilharem e  vi nascer a espetacular equipe de basquete feminino, liderada pelo professor Genserico Câmera Catro, o "seu" Nésio, que ganhou o apelido carinhoso de Ferinhas do Nésio e que conquistou nada mais do que três títulos dos jogos consecutivamente. Ainda bem que hoje o Carlinhos Bessa continua o trabalho e trás mais títulos para a cidade.

Participei ativamente dos Jogos Militares, em 1968, que reunia todo o I Exército Brasileiro e aqui no interior do Estado do Rio movimentava os atiradores e levava centenas de pessoas aos estádios e nós, do TG 217, não fizemos feio e chegamos a várias finais do evento. Que tempo bom, tempo de vida sadia e o esporte era realmente uma integração para os jovens daquela geração. 

Fui árbitro em Jogos Estudantis, fui atleta em confrontos esportivos entre o Colégio Miracemense e o Nossa Senhora das Graças, joguei basquete, vôlei, corri 100 metros rasos, joguei futebol e puxei cabo de guerra, eu e toda minha turma diga-se de passagem, e formamos um grupo que pode não ter sido vitorioso com medalhas no peito mas que foi unido, amigo e que até hoje está junto e misturado graças ao esporte e a boa música daqueles anos dourados. 

Nosso Rink, a Praça de Esportes que leva o nome de um dos grandes desportistas de Miracema, você sabia que é batizada como Praça de Esportes Gerson de Alvim Coimbra? Você sabe quem foi Gerson de Alvim Coimbra? Os jovens dirão que não, a cidade não tem memória, aliás o país não tem memória cultural nem esportiva e que se dane que o jovem não saiba quem foram aqueles que levantaram o esporte em nossa terra. Eu falei no professor Nésio lá em cima, no segundo parágrafo, será que a nova geração o conhece?

Nossa turma tinha atletas perfeitos, se estivessem em ação nos dias de hoje eu garanto que alguns estariam nos Jogos do Rio 2016, como o Gute (Alvaro Augusto Lemos Lontra) filho dos professores Esmeralda/Alvaro Lontra, um brilhante jogador de basquete, nível NBA se hoje jogasse, e que era espetacular em todos os esportes que praticava, ontem, assistindo o Tênis de Mesa, o nosso Ping Pong, me lembrei que o Gute era fera neste quesito e beliscaria uma medalha, sem dúvida alguma, para nosso Brasil. 

E você, que me lê agora, já participou de alguma Olimpíada Estudantil? Foi atleta dos Jogos Militares? Participou de algum evento que reuniu jovens de toda região em torno do esporte? Poucos dirão que sim e alguns até perguntarão se existiu isto em Miracema, e eu respondo que sim, quando aqui se fazia esporte em toda a cidade e não ficava restrito a boa vontade de professores como o Miguel Angelo e o Carlinhos Bessa. Podem perguntar aos mais velhos. 

Comentários

Anônimo disse…
Por incrível que pareça eu já participei. Jecs (jogos estudantis de Campos) (vôlei, handball e futsal). Jucs(jogos universitários de Campos) (handball e vôlei).
TADEU MIRACEMA disse…
Até a década de 80 ainda tivemos competições intercolegiais aqui em Miracema. Participei ativamente jogando voleibol, handball, futebol de salão e basquete. A sua irmã Patrícia foi uma excelente jogadora de vôlei. Vc citou o Gute, filho do saudoso senhor Álvaro Lontra, tive o prazer de vê-lo jogar e era tudo isso mesmo que vc descreveu.

Postagens mais visitadas deste blog

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria

Obrigado Meninas & Meninos de Miracema