A gloriosa camisa 7 do Polaca

A algum tempo atrás, cerca de dez anos passados, mandei fazer uma dezena de camisas do Miracema FC, com o número 7 e o nome Jair Polaca às costas, creio que foi logo após o falecimento do ídolo da cidade, e esta camisa me rendeu grandes prosas aqui e acolá, e muitos botafoguenses, amigos meus, chegaram a me perguntar se eu havia resolvido assumir meu lado Botafogo.

Claro que vocês sabem que a camisa do Glorioso Miracema FC era, (ou é?) tal qual a camisa do Glorioso Botafogo FR, time do coração do Jair do Nascimento, o nosso querido Polaca. No ano passado, fui ao  Estádio Independência, em Belo Horizonte, para ver o clássico maior dos mineiros, Atlético x Cruzeiro, e como sabia que iria ao jogo levei comigo a tal camisa do Miracema FC, foi sucesso absoluto entre os torcedores do Galo. 

Ainda no bar, antes do jogo, em que assistíamos Real Madrid x Barcelona, pelo Campeonato Espanhol, via Espn, um torcedor se aproximou, sem ver o escudo no lado esquerdo do peito, e me perguntou: "É seu nome ou é algum jogador do passado do Galo", se referindo ao nome exposto às costas da camisa. 

Expliquei que não era do Galo e sim do time da minha cidade natal, Miracema, divisa com Minas Gerais e que resolvi homenagear no jogo daquela tarde. O rapaz tocou na camisa, viu o material e como era de boa qualidade me pertuntou se eu a trocaria por aquela que estava vestindo. 

Olhei o que vestia, vi que era uma camisa de torcida e, educadamente, disse a ele que aquela camisa era uma relíquia e não poderia troca-la, era uma recordação que eu tinha do meu ídolo e por isto agradecia o interesse e não trocaria. O rapaz não aceitou e fez outra proposta: "Quanto você quer por ela?" Balançou e resolvi então fazer uma proposta indecente: Troco por uma do Reinaldo ou uma do Toninho Cerezzo, das antigas, ou então do José Maria Penna, meu amigo treinador que passou pelo Americano e que foi lateral direito daquele time campeão de 1971.

Mas o destino queria que eu ficasse sem a camisa 7 do Miracema FC, pois no intervalo do jogo encontro com este mesmo rapaz, na fila do banheiro do Independência, e veio novamente a proposta. Tenho aqui uma camisa do Centenário do Galo, especial e retrô, quer trocar comigo? 

Não houve jeito, troquei a camisa com o rapaz e, para ser honesto, fiquei tão feliz quanto ele, primeiro porque levei o nome da minha cidade e do meu time de infância para um lugar distante e segundo porque um jovem iria conhecer um dos maiores responsáveis pelo futebol e pelo carnaval de nossa cidade, mesmo que não tenha a mínima noção onde fica nossa Miracema, mas Jair Polaca está andando pelos estádios mineiros e o Miracema FC está sendo lembrado na terra de Tiradentes. 

Porque me lembro disto agora? Porque faz exatamente um ano que o fato aconteceu e que até hoje o jovem me envia mensagens via Facebook e fotos pelo e-mail mostrando com orgulho a camisa, que segundo ele é seu amuleto de sorte. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria

Obrigado Meninas & Meninos de Miracema